top of page
Buscar
feiradeleituraceuf

MINICURSOS NO AR!!!

Mais de trezentas pessoas participam, a partir desta segunda (30), dos minicursos remotos da 10ª Feira de Leitura



Começam nesta segunda, 30 de outubro, os minicursos da Feira de Leitura da UFPE. Em seu décimo aniversário, a Feira será realizada, de forma presencial, de 28 de novembro a 1º de dezembro. Mas os minicursos, realizados em formato digital, têm início nesta segunda (30). Trezentas e dezessete pessoas estão inscritas para os quatro minicursos, que abordam temas como contação de histórias, mediação de leitura com livro ilustrado, língua de sinais e formação de professores.

O primeiro deles, "O que conta no meu jeito de contar", foi o mais procurado: 97 inscritos. A partir das 9h, Socorro Barros compartilha com os participantes sua experiência com a contação de histórias no grupo A Voz na Praça e na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase).

Na terça (31), é a vez do minicurso "Mediação literária do livro ilustrado: possível?". A partir das 10h, Patrícia Vasconcelos, da Editora Pó de Estrelas, conversa com os 78 inscritos sobre as peculiaridades neste tipo de mediação.

Os outros dois minicursos serão na segunda e terça da semana que vem, dias 6 e 7 de novembro. "Formação Cultural de professores", ministrado pela educadora Shirleide Cruz, da UnB, teve 81 inscritos, e acontece às 9 horas do dia 06. "Gêneros da Literatura em Língua de Sinais" será às 14h do dia seguinte. Com 61 inscritos, ele será ministrado pelos professores Carlos Mourão e Cristiano Monteiro, da Licenciatura em Letras/Libras UFPE, junto com os instrutores surdos Allisson Felipe e Rebekka Santos.


PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL - As atividades presenciais da Feira serão entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro no Centro de Educação da UFPE. Envolve um número imenso de atividades, com exposições, seminários e mesas-redondas, atividades culturais, Circuito Infantil e feira de livros. A organização conta com a participação de mais de trinta pessoas, de diversas instituições: grupos da UFPE, parceiros governamentais, bibliotecas comunitárias, editores, artistas, educadores Xukuru e outros grupos da sociedade civil.

Esta rede de articulações e parcerias tem permitido que a Feira lance sementes que vão além dos muros acadêmicos. São frutos da Feira eventos como a Feira Literária do Coque, o Festival Literário de Caranguejo Tabaiares, o Festival Literário dos Povos Xukuru e, este ano, pela primeira vez, o Festival Literário das Formiguinhas do MTST.

Nesta 10ª edição, a homenageada é a educadora mineira Magda Soares que, falecida em janeiro deste ano, deixou imenso legado na área de letramento e alfabetização.


65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

PROGRAMAÇÃO NO AR!!!

Confira a programação completa da Feira Territórios Interculturais da Leitura Está no ar a programação completa da Feira Territórios...

Comments


bottom of page