top of page

MINICURSOS NO AR!!!

  • feiradeleituraceuf
  • 30 de out. de 2023
  • 2 min de leitura

Mais de trezentas pessoas participam, a partir desta segunda (30), dos minicursos remotos da 10ª Feira de Leitura



ree

Começam nesta segunda, 30 de outubro, os minicursos da Feira de Leitura da UFPE. Em seu décimo aniversário, a Feira será realizada, de forma presencial, de 28 de novembro a 1º de dezembro. Mas os minicursos, realizados em formato digital, têm início nesta segunda (30). Trezentas e dezessete pessoas estão inscritas para os quatro minicursos, que abordam temas como contação de histórias, mediação de leitura com livro ilustrado, língua de sinais e formação de professores.

O primeiro deles, "O que conta no meu jeito de contar", foi o mais procurado: 97 inscritos. A partir das 9h, Socorro Barros compartilha com os participantes sua experiência com a contação de histórias no grupo A Voz na Praça e na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase).

Na terça (31), é a vez do minicurso "Mediação literária do livro ilustrado: possível?". A partir das 10h, Patrícia Vasconcelos, da Editora Pó de Estrelas, conversa com os 78 inscritos sobre as peculiaridades neste tipo de mediação.

Os outros dois minicursos serão na segunda e terça da semana que vem, dias 6 e 7 de novembro. "Formação Cultural de professores", ministrado pela educadora Shirleide Cruz, da UnB, teve 81 inscritos, e acontece às 9 horas do dia 06. "Gêneros da Literatura em Língua de Sinais" será às 14h do dia seguinte. Com 61 inscritos, ele será ministrado pelos professores Carlos Mourão e Cristiano Monteiro, da Licenciatura em Letras/Libras UFPE, junto com os instrutores surdos Allisson Felipe e Rebekka Santos.


PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL - As atividades presenciais da Feira serão entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro no Centro de Educação da UFPE. Envolve um número imenso de atividades, com exposições, seminários e mesas-redondas, atividades culturais, Circuito Infantil e feira de livros. A organização conta com a participação de mais de trinta pessoas, de diversas instituições: grupos da UFPE, parceiros governamentais, bibliotecas comunitárias, editores, artistas, educadores Xukuru e outros grupos da sociedade civil.

Esta rede de articulações e parcerias tem permitido que a Feira lance sementes que vão além dos muros acadêmicos. São frutos da Feira eventos como a Feira Literária do Coque, o Festival Literário de Caranguejo Tabaiares, o Festival Literário dos Povos Xukuru e, este ano, pela primeira vez, o Festival Literário das Formiguinhas do MTST.

Nesta 10ª edição, a homenageada é a educadora mineira Magda Soares que, falecida em janeiro deste ano, deixou imenso legado na área de letramento e alfabetização.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
PROGRAMAÇÃO NO AR!!!

Confira a programação completa da Feira Territórios Interculturais da Leitura Está no ar a programação completa da Feira Territórios...

 
 
 

Comentários


©  2022 por Bureau de Design. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page