A abertura oficial da décima edição da Feira Territórios Interculturais de Leitura será nesta terça (28), às 16h. Mas a programação começa já pela manhã, com um ciclo de quatro exposições e com o início do Circuito Infantil. A diversidade é a marca das exposições, que inclui fotografia, Histórias em Quadrinhos, artesanato e pinturas. Além disso, estandes com mais de 20 expositores de livros estarão espalhados pela área externa do Centro de Educação da UFPE.
Os seguintes expositores estarão na Feira:
Alexsandra Livros;
BiblioSesc;
CEEL;
CEPE;
Cordéis dos poetas do sertão do alto do Pajeú/Afogados da Ingazeira;
Cultura Nordestina;
Dias Livreiro;
EJ LIVROS;
ESMUSA;
Grão Livraria;
Universo dos Livros;
UniLivros;
Livro 5;
Livro Aberto Sebo Itinerante;
Mala Preta;
Mundo dos Livros;
Passa Livros;
Recanto dos Alfarrabistas;
Roni Livros;
Tatiana Livros.
MEU DIREITO DE SONHAR - Assinada pelo fotógrafo Ismael Holanda, a exposição reúne 18 imagens com alunos de diversas escolas públicas do Recife. Em cada fotografia, os(as) estudantes revelam a profissão dos seus sonhos, o futuro que desejam e já começaram a escrever. Para Ismael, "a arte da fotografia, em um processo de autoconhecimento, é um instrumento para o jovem descrever o seu jeito de ser no mundo e construir o próprio futuro".
Além de fotógrafo Ismael Holanda, natural do Crato-CE (radicado no Recife), é ator, jornalista e psicólogo. Desenvolve trabalhos com foco no combate ao racismo, no universo feminino e na expressão do sagrado em Terreiros de Candomblé, além de leituras sobre masculinidade e temáticas relacionadas à população LGBTQIAPN+. Realizou diversas exposições e possui premiações em concursos nacionais e internacionais. A exposição estará no Hall de entrada da Biblioteca Central.
AKYPÜERA É VESTÍGIO/RASTRO EM TUPI GUARANI - Atrius Kariboca tem graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Desenvolve trabalhos em pintura, grafismo, arte têxtil em bonecaria e confecção de cuias. Tem como origem o povo Xucuru Cariri de Alagoas. Nesta exposição, o artista busca estabelecer outros olhares a respeito da ancestralidade pindorâmica, por meio da ludicidade de bonecos têxteis e da culinária nativa presente em cuias. A exposição estará no Hall de entrada da Biblioteca Central.
Ô JOSUÉ: CRÔNICAS DS FOME - Produzida pelo SESC-Pernambuco, a exposição consiste na publicação de um álbum contendo quatro Histórias em Quadrinhos que abordam a questão da fome, inspiradas nos escritos de Josué de Castro, geógrafo e cientista social, conhecido por seus estudos nessa área.
Além das HQs, também são expostos textos sobre Josué de Castro e sobre seu trabalho enquanto pesquisador social, reconhecido internacionalmente. O processo de elaboração dos álbuns de histórias completa a exposição, com a reprodução de esboços das ilustrações e trechos dos roteiros. A autoria é coletiva, escrita e desenhada por reconhecidos artistas pernambucanos no segmento dos quadrinhos, tais como: Eron Villar, Lua, Luciano Félix, Bruno Alves, Thais Kisuki, Fábio Paiva, Adriano dos Anjos e Marcos Santana. A exposição estará no Hall de Entrada da Biblioteca Setorial do Centro de Educação.
GALERIA RECICLADA: ARTE E SUSTENTABILIDADE - Produzida pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), a exposição reúne peças do projeto Galeria Reciclada - uma iniciativa de responsabilidade ambiental criada em março de 2017.
Pioneiro no mercado gráfico, o Galeria Reciclada foi idealizado por Júlio Gonçalves, artista autodidata e ex-superintendente de produção gráfica da empresa. O ciclo exitoso do Galeria Reciclada se inicia na Gráfica da Cepe - onde aparas de papel (substratos das máquinas encadernadoras) são recolhidas para ganhar uma nova destinação. No ateliê-laboratório do projeto, Júlio Gonçalves e sua equipe acrescentam a esse processo um valor não mensurável: talento e criatividade. A partir daí, os resíduos sólidos, associados a outros produtos potencialmente danosos ao meio ambiente, como embalagens plásticas, são transformados em peças artesanais de rara beleza, como totens, painéis, bandejas, entre tantas outras. A exposição estará na Sala Conceito do Centro de Educação.
JOGOS DE ALFABETIZAÇÃO - Na tarde dos dias 29 e 30, outra exposição se une às demais. São 37 jogos, produzidos por 101 estudantes de Pedagogia da UFPE e UFAPE, com orientação das professoras Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves; Elaine Cristina Nascimento da Silva; Leila Nascimento da Silva; Rafaella Asfora Siqueira Campos Lima; Telma Ferraz Leal; Tícia Cassiany Ferro Cavalcante e Wilma Pastor de Andrade Sousa. Confira a lista de jogos:
Comentários