A inauguração da Biblioteca Comunitária do Movimento de Trabalhadores Sem Teto de Pernambuco marca o início do 1º Festival Literário das Formiguinhas do MTST. Com o tema "A literatura e o sonho por uma biblioteca comunitária Sem-teto”, o evento prevê um circuito literário em sete ocupações territoriais do movimento em Pernambuco.
Neste sábado (14), além da inauguração da biblioteca, a mesa de abertura conta com a participação de representantes do MTST, do Programa de Exteensão em Bibliotecas da UFPE, do Centro de Estudos em Educação e Linguagem da UFPE, Biblioteca Popular do Coque, Biblioteca de Caranguejo Tabaiares, e do Sistema de Bibliotecas Públicas do estado. Haverá apresentações culturais e o lançamento da campanha "Qual a moradia que as formiguinhas sem-teto desejam?"
A abertura será na Cozinha Solidária do MTST, na Rua Eliezer Olímpio de Moura, 100, Torre.
PROGRAMAÇÃO - Embora a abertura oficial do Festival seja neste sábado, a programação começou no Dia das Crianças, 12 de outubro - na Ocupação Companheiro Lourenzo (Várzea), com contação de histórias, brincadeiras e oficina de pipas.
No domingo, as atividades ocorrem em outras duas ocupações. Na Pocotó (Boa Viagem), haverá jogo literário e sarau de poesia, com participação da contadora de histórias Emanuela Rocha. Na Carolina de Jesus (Barro), haverá intervenção literária com a palhaça Doninha e o boneco Enio.
No dia 21, outras duas ocupações contarão com atividades do Festival. O pessoal da ocupação 8 de março (Boa Viagem) recebe oficina de ilustração com o ilustrador e educador Rodrigo Fisher. E a Aliança com Cristo (Jiquiá) terá intervenção literária com a palhaça Doninha e o boneco Enio.
No dia 22, a programação segue para a ocupação Cuca Legal (Jardim Brasil), com intervenção literária e brincadeiras populares. E, no dia 28, é a vez da ocupação Fazendinha (Boa Viagem). O encerramento, no dia 04 de novembro, terá almoço solidário, recital poético e sessão de lançamento de livros.
コメント